Descubra como a gelatina pode deixar seus cabelos mais fortes e brilhantes


Se você tem cabelos crespos ou ondulados, precisa conhecer esse segredo de beleza que vai garantir fios mais sedosos e definidos de uma forma muito simples. A seguir, iremos revelar como é possível nutrir profundamente o cabelo de forma econômica, sem utilizar cosméticos tradicionais – os quais, podem até danificar o cabelo.

Fios definidos e sem frizz são o sonho de todas as mulheres donas de cabelos ondulados e crespos. Contudo, muitas vezes é preciso recorrer à produtos como gel, cera, espuma modeladora ou laquê para conseguir domar os fios, especialmente quando eles estão secos ou em dias de clima mais úmido.

Mas aqui está o segredo! Com a gelatina é possível obter esse resultado de forma simples, rápida e o melhor de tudo, barata! Como? Saiba a seguir.

Como funciona o tratamento

Para alcançar o resultado esperado, precisamos misturar a gelatina ao creme condicionador que utilizamos diariamente – aquele tradicional que passamos após lavar os cabelos.Para 300 ml de creme condicionador, considere as seguintes quantidades:Medidas

  • 1 col. de sopa de gelatina sem sabor (aproximadamente 20 g)
  • 5 col. de sopa de água (aproximadamente 75 g)

Forma de preparo

  • Despeje a gelatina e a água em temperatura ambiente em uma pequena panela e mexa até que o conteúdo dissolva totalmente.
  • Acenda o fogo e aqueça a mistura por aproximadamente 1 minuto, para que fique levemente quente.
  • Espere esfriar e misture o conteúdo ao condicionador diário.

Hidratação à base de gelatina

Você vai precisar de:A gelatina também pode ser utilizada como máscara capilar, sendo indicada para cabelos frágeis e quebradiços.

  • 1 col. de sopa de gelatina sem sabor (aproximadamente 20g)
  • 1 cp. americano de água (aproximadamente 200 ml)
  • 1 col. de sopa de aloe vera em gel

Como preparar:

  • Aqueça a água igualmente à receita anterior e misture bem os ingredientes.
  • Guarda a mistura na geladeira até que esfrie totalmente. Para funcionar corretamente, recomenda-se a aplicação nos cabelos úmidos, por pelo menos 10 minutos, uma vez por semana.

Como a gelatina age nos cabelos

Por ser um alimento rico em proteínas, a gelatina consegue penetrar profundamente nos fios, dando mais brilho, textura, volume e vitalidade.


Porém, para alcançar os resultados desejados, é necessário que a aplicação seja feita de forma constante e regular. O uso em excesso do secador de cabelos deve ser evitado na medidad que desta forma também contribui para um melhor resultado, uma vez que o calor resseca e danifica os fios.

Dicas extras

Além da hidratação com gelatina, também tenha estes cuidados com os fios:

  • Evite a exposição solar excessiva. Caso esteja na praia ou campo, proteja os fios em horários de muito sol.
  • Detergentes e parafinas danificam os cabelos. Sempre que possível, escolha produtos sem estes componentes.
  • A água quente é outro vilão dos cabelos. Ao lavar os fios, busque utilizar somente água em temperaturas mais amenas, e se possível, no final, passe um pouco de água fria.
  • Ao escovar os cabelos, faça movimentos suaves e opte por pentes de cerdas largas.
  • Sempre que possível, deixe o cabelo secar naturalmente. Caso precise utilizar o secador, evite temperaturas muito quentes.

A hidratação começa por dentro

Uma alimentação saudável também contribui para fios mais sedosos. Isto porque é dela que organismo retira os nutrientes que o couro cabeludo precisa. Cabelos ressecados e que encrespam com frequência podem ser resultado do déficit de alguma substância no organismo.

Levedo de cerveja

Excelente para pele, cabelo e unhas, a levedura de cerveja ajuda a desintoxicar o couro cabeludo, além de combater a queda e melhorar a textura dos fios.

Germe de trigo

Combinado à levedura, este suplemento é muito nutritivo e pode ser ingerido todas as manhãs misturado ao suco.

Sementes e oleaginosos

Ricos em gorduras mono insaturadas, os frutos secos como as nozes, castanhas e alguns tipos de sementes, são muito nutritivos. Recomenda-se a ingestão diária de um punhado in natura, sem a adição de sal ou fritura.

Óleo de linhaça

Rico em ácido graxos essenciais para a prevenção do ressecamento do cabelo e da pele, o óleo de linhaça deve ser consumido crú, sem cozinhar. Dê preferência ao óleo extraído das sementes por prensagem a frio, que garante a preservação das propriedades medicinais.

Abacate

Fonte de proteína vegetal, essa fruta contém vitaminas, minerais, fibras e ácidos graxos. Seu consumo deve ser limitado a meia unidade por dia.