Descubra quando lavar 8 utensílios do seu dia-a-dia


Por mais que você seja uma pessoa asseada e que se preocupe em manter a sujeira de sua casa sob controle, acredite, seu lar é muito mais sujo que você pode imaginar. Mas o pior de tudo é que se trata de uma sujeira que ninguém vê, mas que está lá, presente em vários utensílios aparentemente inocentes do seu dia-a-dia. E é por isso que todo mundo precisa saber quando lavar algumas coisas.

Por exemplo, você sabia que sua toalha de banho precisa ser trocada mais vezes que todo mundo, de fato, troca? Qual a frequência que você lava sua calça jeans? E o que dizer dos tapetes? Será que um dia você lembrou de colocá-los para lavar?

Tudo isso, como você vai ver na lista, são lugares preferidos das bactérias na hora de estabelecer residência e, claro, começarem a se multiplicar. E olha que elas não perdoam nem mesmo aquele sutiã bonitinho, cheio de rendinha, que você ama, mas que morre de pena de colocá-lo para lavar, sabe?

Mas, como você vai ver, essas coisas estão longe de ser tudo que pode ser muito sujo e que é preciso saber quando lavar. A lista que preparamos é grande o suficiente para que você possa montar um cronograma para sua lavanderia e não perder o prazo deixar limpas seus objetos favoritos. Quer ver?

Descubra quando lavar 8 utensílios do seu dia-a-dia:

8. Tapetes

Quando lavar? Pelo menos de 3 em 3 meses. Mas, lembre-se: é preciso tirar o excesso de pó todas as semanas, para evitar que a sujeira fique sobre ele e afete a alergia de algumas pessoas.


7. Edredom

O ideal é lavar de 6 em 6 meses.

6. Travesseiros e almofadas

Tem que lavar? Lógico, gente! Uma vez a cada 6 meses, assim como os edredons.

5. Panos de prato

Lave toda semana sem dó! Você não tem nem ideia do quanto podem ser sujos os panos de prato, mesmo que não estejam aparentemente manchados.

4. Toalhas de banho

Quando lavar? Com muito mais frequência que você lava, com certeza: depois de 3 ou 4 usos! Elas podem ser um “antro” de bactérias por ficarem úmidas por muito tempo.

3. Toalhas de rosto

Elas ficam úmidas, mas bem menos que as de banho, então trocá-las uma vez por semana é o suficiente. Mas, lembre-se, elas são cheias de células de pele, suor e ácaros. Se estiverem muito usadas, mande para a máquina de lavar!

2. Sutiãs

Agora, sem mentir, conte: de quanto em quanto tempo você troca de sutiã? Se usar o mesmo sutiã por mais de 3 vezes, acredite, você está perdida! Suor e bactérias fazem deles uma casinha aconchegante.

1. Pincéis de maquiagem

Sim, eles estão sempre cheios de bactérias, além de restos de maquiagem, viu? Frente a isso, quando lavar? Pelo menos uma vez por mês.