Dicas para lavar o cabelo corretamente


Muitas pessoas acham que lavar o cabelo é uma tarefa muito fácil, mas não é. Cometemos muitos erros na hora de lavar os cabelos, que podem danificar os fios e prejudicar o couro cabeludo.

Selecionamos 7 dicas para te ajudar a lavar os cabelos, melhorando a saúde dos fios, evitando o ressecamento, o frizz e a queda.

7 dicas para lavar o cabelo

1. Nunca use água quente

A temperatura quente resseca o cabelo, deixa a raiz oleosa e ainda causa frizz. Se você não consegue usar água fria, lave os cabelos com água morna, mas no final, jogue um pouco de água gelada, para que o choque térmico feche as cutículas dos fios.

2. Dilua o xampu em água

Colocar o xampu diretamente na cabeça pode deixar o couro cabeludo com muitos resíduos. O ideal é diluir em um pouco de água e aplicar uniformemente no cabelo.

3. Use a quantidade ideal de xampu e condicionador

Não é necessário passar muito xampu para que os cabelos fiquem limpos, e nem muito condicionador para que fiquem hidratados. Na verdade, o excesso só fará mal aos fios.


4. Não esfregue o couro cabeludo com as unhas

O ideal é fazer massagens no couro cabeludo, utilizando as pontas dos dedos, e não as unhas, para evitar arranhões ou até machucados.

5. Não enrole os cabelos na toalha

Apesar de quase todo mundo fazer isso, esse hábito prejudica os fios, e pode provocar a queda do cabelo. Seque os cabelos com a toalha, apalpando com suavidade os fios.

6. Não inverta a ordem dos produtos

Use sempre o xampu primeiro (para limpar os fios), depois a máscara (para nutrir) e por último o condicionador (para selar). Não aplique a máscara e o condicionador no couro cabeludo, só na metade dos cabelos.

7. Cuidado ao desembaraçar

Comece pelas pontas, para evitar que os fios arrebentem. O ideal é começar a desembaraçar os fios quando o cabelo estiver quase seco. Prefira pentes de madeira e com cerdas largas, isso irá facilitar a sua vida.