Dicas para o salto alto não machucar


Os saltos altos são um dos grandes símbolos da feminilidade, uma mulher sobre bonitos saltos consegue estilizar sua silhueta e ficar bem mais sexy. No entanto, como diz o ditado, sem sofrimento não há recompensa, pois o salto alto pode chegar a ser muito doloroso.

Mas não tem que se conformar com isso, existem alguns truques e conselhos que podem ajudá-la a lidar com a dor provocada pelos sapatos de salto.

Passos a seguir:
1-O atrito é o principal inimigo na hora de usar saltos, por isso mesmo, se queremos evitar que os saltos machuquem, deve tentar evitar este atrito.

Para isso, pode usar os sticks ou sprays antifricção destinados a isso, uma aplicação nas zonas mais propensas a isso, como o calcanhar e a ponta, mesmo antes de calçar os sapatos, evitará que friccione a cada movimento e lhe doa.

2-Sabia que pode usar o congelador de sua casa para fazer com que os sapatos não machuquem seus pés? Se ficam um pouco justos e incomodam você, pode colocá-los no congelador enchendo-os de saquinhos de congelados ou simplesmente com jornal. Quando os calçar, logo após tirá-los, o sapato irá se descongelando e se adaptando perfeitamente à forma do seu pé. Além disso, o frio ativará a circulação sanguínea, algo que também é benéfico.
3-Amortecer suas pisadas é outra boa forma de evitar a dor. Para isso pode usar as palmilhas e almofadas de silicone que existem à venda. Existem de diferentes tipos, de calcanhar, de dedos ou de palmilha inteira. O que o silicone faz é diminuir a pressão que sofrem seus pés, distribuindo o peso e dando um apoio bem mais suave.
4-Há diferentes exercícios que pode praticar para estimular os diferentes grupos de músculos que usa ao andar com saltos. Ao fazer estes exercícios melhorará sua postura, o modo de andar e evitará as dores causadas pelos saltos.

Alguns dos exercícios que pode praticar são:

  • Apoiar a parte dianteira dos pés em um degrau enquanto baixa os saltos tentando manter o equilíbrio.
  • Apoie-se na ponta dos dedos e tente se esticar para cima.
  • Apoiada nas pontas dos dedos, flexione uma perna ao mesmo tempo que estica a outra.

No seguinte artigo explicamos para você como aprender a andar de salto, para que consiga ter uma boa postura que dificulte o aparecimento de dor.

5-Aumentar uns centímetros e estilizar seu corpo não tem que significar oposto do conforto. Se não quer renunciar a esses centímetros pode optar por saltos de plataforma ou, pelo menos, que também estejam erguidos na parte dianteira. Este tipo de sapatos distribui muito melhor o peso e evitará que tenha tanta dor.
6-Também não é preciso calçar saltos de 15 centímetros que machuquem e não deem liberdade de movimentos. É preferível calçar sapatos de saltos de menos altura, que podem causar também um grande impacto.

Quase mais importante que o sapato em si é a forma de usá-lo. Usar um salto de 3 centímetros com estilo é muito melhor que usar saltos altos com dificuldades e dores.


7-A solução básica para acabar com a dor nos pés, ou pelo menos para dificultar que apareça, é usar seu número exato. Ainda que pareça óbvio, não são poucas as pessoas que calçam números que não são adequados aos seus pés, seja pela ansiedade de comprar ou pela pressa; não param para examinar as sensações ao andar até os comprarem e acabarem por causar dores.

Se um sapato fica grande e ao andar desliza para a frente e para trás, cria um atrito com seus pés que causará bolhas e dores.

8-Se à dor provocada pelo atrito adicionarmos o fato dos saltos serem o oposto de estabilidade, temos um resultado nada otimista. As solas dos saltos são escorregadias, o que provoca movimentos constantes do pé para se manter estável e que podem ser a causa de ainda mais dores.

O truque tradicional nestes casos é fazer alguns cortes na sola com uma tesoura para que assim tenha mais atrito com o solo. Os métodos têm se sofisticado e já podemos encontrar à venda adesivos antiderrapantes feitos com este objetivo.

9-Se prevê que vai ser uma noite agitada, deve sempre levar um par de sapatos extra para o caso da dor se tornar insuportável. Hoje em dia já se vendem sapatos planos feitos para isso, que vão dobrados na sua bolsa sem ocupar nenhum espaço.
10-Sabe que já existem cremes para fazer com que o salto alto não machuque? Pode usar os cremes com ibuprofeno ou as ampolas de nolotil, cuja ação analgésica e anti-inflamatória ajudará a que possa aguentar todo o dia com os saltos.

Da mesma forma, há cremes analgésicos, como os que se usam na depilação a laser ou na hora de fazer tatuagens. Em ambos os casos devemos dizer que não vão eliminar a dor, simplesmente vão camuflá-la.

De qualquer forma, antes de os usar, recomendamos que pergunte para seu médico por seus benefícios e dosagens.

11-Um truque para evitar que a dor de pés chegue antes do esperado é fazer tudo o que quiser menos ficar de pé e parada. Ande, dance ou sente-se e descanse os pés, mas se ficar de pé sem se mexer não demorará a aparecer essa dor insuportável.
12-Talvez não saiba, mas existe uma solução extrema que passa pela cirurgia. Há uma operação que consiste em extrair gordura de alguma parte do seu corpo e inseri-la no calcanhar como uma almofada. Esta operação serve até que seu corpo volte a absorver a gordura, quando deverá voltar a passar pelo mesmo processo. A operação é rápida, dura cerca de uma hora, e só requer anestesia local.

Esta operação só é recomendável se for indispensável usar saltos altos diariamente e isso causar muitas dores. Em qualquer outro caso, é sempre preferível usar outros truques menos invasivos ou, simplesmente, deixar de usar sapatos de salto.