Diga adeus aos pelos encravados


Com certeza, muitas mulheres vão se identificar com isso…basta se depilar para em vez de pernas lisinhas e bonitas, começar o tormento, surgirem os terríveis pelos encravados. Pois é, mas não se sinta sozinha nessa, já que isso é mais comum do que se imagina. Por isso, resolvemos mostrar aqui algumas dicas de como dar adeus definitivamente, ou seja, se livrar desses pontinhos incômodos e, muitas vezes, doloridos…

Como surgem os pelos encravados

Primeiramente é bom saber que o pelo encravado é um problema estético muito comum, que surge devido ao sentido de crescimento dos fios, assim, ao nascerem enrolados, eles se curvam e penetram novamente na pele, causando a inflamação, ou seja, os pelos encravados estão ligados à qualidade do pelo, se ele for muito grosso ou curvo (mais comum na pele negra), por exemplo, está mais sujeito a encravar, pois o pelo encravado aparece, principalmente, quando ele é naturalmente mais resistente, por isso, esse problema costuma surgir com mais frequência em peles negras, que possuem fios mais grossos e enrolados, mas, por outro lado, aparece também em quem se depila com cera ou lâmina constantemente.

E mais, o uso de roupas muito justas e de tecido sintético também pode provocar os pelos encravados, por um trauma local.

Antes de mais nada, vale ressaltar que, ao contrário do que muitos artigos dizem na Internet, não é recomendável retirar pelos encravados com pinça, pois isso pode traumatizar ainda mais o folículo já inflamado ou aumentar o risco de infecção na pele. O correto é buscar por um especialista que poderá, em casos graves, utilizar laser para destruir o pelo.


Já em casos mais leves, a dica é fazer uma esfoliação, que já irá amenizar o quadro, promovendo uma limpeza no folículo e controlando a oleosidade da pele, favorecendo, dessa forma, o crescimento saudável do fio.

Dicas para você esfoliar a pele em casa:

1. Faça a esfoliação uma ou duas vezes por semana;

2. É fundamental que escolha o esfoliante certo para seu tipo de pele, um que não irrite sua pele ou a resseque demais (abaixo temos uma dica de um excelente esfoliante caseiro);

3. Sempre faça a aplicação do produto com o corpo ainda molhado, realizando movimentos suaves, para evitar que o pelo sofra mais traumas;

4. Uma dica super importante é evitar a exposição solar, ou seja, procure aguardar, pelo menos, de um a dois dias para se expor ao sol e caso haja irritação na pele, se ela ficar avermelhada ou áspera, evite mesmo essa exposição solar, para não correr o risco de surgirem manchas, já que o sol favorece a pigmentação local.

Hoje existem no mercado ótimos esfoliantes, mas, caso esteja meio apertada de grana, uma dica é apelar para esse excelente esfoliante caseiro, que mistura açúcar e óleo de amêndoas doces, com vitaminas que deixam a pele com aspecto saudável, suave e livre de células mortas.

Ingredientes

-1 copo de açúcar
-1 ½ copo de óleo de amêndoas doces

Modo de preparo

Juntar os ingredientes e esfregar no corpo com movimentos circulares antes do banho. Depois lavar o corpo com água morna e secar bem com uma toalha macia. Finalmente, esfregar creme hidratante próprio para o tipo de pele.