Farinha de berinjela é um aliado na luta contra o excesso de peso


Uma recente pesquisa, realizada pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro e pela Faculdade de Medicina da UFRJ, mostrou que a farinha obtida através da berinjela, traz benefícios para quem está travando uma verdadeira batalha contra a balança.

Em declaração, Glorimar Rosa a coordenadora da pesquisa, afirma que ainda estão fazendo muitas análises químicas na farinha de berinjela, mas que já foi dosado o teor de fibras e que ele é muito mais alto do que o esperado.

A coordenadora do projeto de pesquisa e professora adjunta de Nutrição Clínica do Instituto, disse que acredita que as fibras promovam maior tempo de saciedade e, assim, auxilie na perda de peso.

O cronograma dessa pesquisa foi realizado em dois meses, com um estudo piloto, com mulheres obesas de idade compreendida entre 44 e 55 anos. Elas foram divididas em dois grupos, na qual um grupo acrescentou 14g de farinha de berinjela por dia na dieta de baixo teor calórico, e o outro grupo manteve a dieta sem esse suplemento.


Foi constatado que no primeiro grupo de mulheres que estavam utilizando a farinha, houve uma redução do excesso de gordura no abdômen e também na concentração de ácido úrico no sangue, inclusive foi diagnosticado uma variação positiva na redução da concentração de triglicerídeos, colesterol total, LDL-colesterol e VLDL-colesterol dessas pessoas.

A conclusão é que a farinha de berinjela, aliada a uma dieta controlada, é um complemento mesmo que ainda muito tímido, para a redução do efeito de alguns fatores de risco cardiovasculares.

Mesmo com todos esses benefícios, vale ressaltar que não existe uma fórmula mágica, esses alimentos funcionais potencializam a ação de uma dieta, e que é muito importante manter uma alimentação saudável e realizar frequentemente atividades físicas.

Receita de farinha de berinjela:

Ingredientes:

Berinjela: 1 unidade.

Modo de preparo:

1. Corte a berinjela em pequenos pedaços;

2. Coloque no forno, até que esteja torrado;

3. Triture até obter uma farinha.

Loading...