Guia: Como Cuidar e Tratar da Pele Mista


A maioria das pessoas tem pele facial seca ou oleosa, e o tratamento é simples e rápido. Mas quando acontece a combinação desses dois fatores, o tratamento pode ser um pouco mais complicado.
A maioria dos cremes fornece umidade excessiva, as máscaras faciais absorvem muito óleo e soros que supostamente trazem equilíbrio à nossa pele, mas não cumprem o que prometem.
Muitas pessoas sofrem com estes e outros problemas com a pele mista e é por isso que é importante saber como cuidar dela. Nós convidamos você a ler e verificar se você também sofre com esse tipo de pele, qual é a razão disso e como ela pode ser tratada de uma forma melhor com algumas dicas simples.

Os 7 sinais de pele mista

1. Cerca de vinte minutos depois de lavar o rosto aparece oleosidade em diferentes áreas do rosto, mesmo ao lado de áreas limpas.

2. Quando você usa um hidratante para a pele normal ele faz com que suas bochechas fiquem bem, mas a zona T (testa, nariz, queixo e ao redor da boca) fica muito oleosa.

3. Os poros do nariz são maiores do que os poros das bochechas e da mandíbula.

4. Você sofre de caspa.

5. Você sofre de acne e manchas secas ao mesmo tempo.

6. O estado da sua zona T muda dependendo do tempo.

7. Você sofre de descamação na sua zona T.

Qual é a razão por trás da pele mista?

Há uma variedade de fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da pele mista, mas, na maioria dos casos, é simplesmente uma questão genética, ou seja, os genes que você herdou de seus pais. No entanto, uma das principais razões é o uso de produtos que não são adequados para a pele do rosto, o que pode causar ressecamento em diferentes áreas e oleosidade em outras (especialmente ao redor do nariz). Se você usa esses produtos, está realmente causando o desenvolvimento de pele mista.

É importante saber como adaptar o tratamento e o produto corretos ao seu tipo de pele, pois uma vez que você usar os produtos certos – como aqueles que recomendaremos mais adiante neste artigo – sua pele facial vai melhorar imediatamente, tornando-se mais equilibrada .

5 Dicas para lidar com a pele mista

É importante notar que a combinação de cuidados com a pele deve ser personalizada de acordo com as áreas secas e oleosas do rosto. De fato, cuidar desse tipo de pele se resume a uma regra importante: você deve tratar cada uma das diferentes áreas do seu rosto separadamente. Ingredientes que absorvem óleo em alguns dos produtos funcionam muito bem para áreas oleosas, mas podem danificar áreas secas, assim como os hidratantes funcionam muito bem nas áreas secas, mas também fazem com que áreas oleosas permaneçam da mesma maneira. Portanto, ao tratar as diferentes áreas do seu rosto, você deve prestar atenção a cada área e usar os produtos corretos. Além disso, aqui estão cinco dicas para lidar com a pele mista:

1. Comece a usar produtos suaves e eficazes de limpeza solúveis em água – 


Estes, quando são à base de creme ou gel, tem como objetivo principal remover eficazmente impurezas e maquiagem sem deixar a pele seca ou oleosa. Se você precisar de limpeza extra, considere o uso de uma escova de limpeza de cerdas macias; a suavidade é muito importante porque qualquer outra coisa pode irritar a sua pele.

2. Use um limpador calmante e hidratante –

Muitos limpadores faciais têm ingredientes rejuvenescedores da pele e antioxidantes suficientes. O limpador de boa qualidade pode ajudar a hidratar as partes secas e minimizar a oleosidade em outras áreas – para que você possa usar o mesmo produto para todo o rosto sem secar ou hidratar as diferentes áreas do rosto.

3. Use esfoliantes suaves à base de ácido salicílico –

Esta é a escolha perfeita para um tratamento de esfoliação suave para a pele mista. O ácido salicílico ajuda a eliminar adequadamente a pele morta sem ser excessivamente abrasivo. Essas esfoliações encolhem os poros, reduzem a pele oleosa e suavizam manchas secas e sensíveis. O ácido penetra nos poros e os limpa enquanto ajuda a equilibrar as quantidades de óleo que eles secretam.

4. Proteja sua pele dos danos do sol –

Não importa o tipo de pele que você tem, o protetor solar deve ser aplicado todos os dias do ano, especialmente se você tiver pele mista. Este é um passo que irá ajudá-lo a reduzir os primeiros sinais de envelhecimento, além de proteger sua pele. É recomendado que você use um filtro solar suave no rosto e aplique-o no pescoço também – note que antes de usar, você deve aplicar um soro hidratante nas áreas secas.

5. Hidratar antes de dormir – 

Hidratantes contêm ingredientes surpreendentes, como antioxidantes e ingredientes de rejuvenescimento da pele que são essenciais para acalmar a pele, reduzindo o excesso de óleo e hidratação das áreas secas, incluindo ao redor dos olhos. Quando esses ingredientes são combinados, eles têm incríveis efeitos anti-envelhecimento na pele.

Máscara facial caseira para pele mista 

Junto com os produtos familiares no mercado e aqueles que podem ser preparados em casa para tratar a sua pele, há uma máscara facial projetada para pele mista que você deve conhecer e aprender a preparar. Para essa máscara, você precisará de apenas dois ingredientes: iogurte e clara de ovo. Ambos os ingredientes têm muitos benefícios com um efeito excelente na pele mista. O iogurte é um alimento rico que ajuda a nutrir e suavizar a pele, além de combater acne e bactérias encontradas nos poros e na pele, ajudando ainda a hidratar os fragmentos secos. As claras de ovo ajudam a diminuir os grandes poros da pele, flacidez da pele e são excelentes para lidar com a pele oleosa.

Como fazer

Misturar uma colher de sopa de iogurte e uma colher de sopa de clara de ovo em uma tigela pequena. Aplique a máscara no seu rosto, tomando cuidado para não esfregar a área dos olhos e boca, e deixe descansar por 10 a 15 minutos. Então, quando a máscara facial secar completamente, lave com água morna e depois água fria para fechar os poros e limpe com uma toalha macia e seca. Por favor, note que você deve usar iogurte regular, sem açúcar, rico em probióticos para evitar irritações da pele e alergias. Além disso, a máscara facial deve ser aplicada próxima a uma pia para evitar fazer uma bagunça no chão.

Loading...