Hematomas sem motivo? Descubra por que eles acontecem!


Você já teve algum hematoma no corpo que não sabia como tinha aparecido? Muitas vezes batemos em algum móvel, somos picados de insetos ou na prática de esportes esbarramos em alguém. É comum que os hematomas apareçam nessas situações.

Outra forma de aparecerem hematomas por baixo da pele é no período de recuperação de cirurgias ou de lesões mais sérias, como torsões, pancadas fortes ou a quebra de algum membro.

Eles acontecem porque vasos sanguíneos são danificados e vazam sangue que fica acumulado nas áreas próximas à lesão. O tamanho e a coloração vão depender do motivo que os provocou.

Mas além dessas situações citadas, os hematomas podem acontecer por outros motivos, que merecem mais atenção. Confira alguns deles e fique atenta:

Sintoma de Púrpura

A Púrpura Trombocitopênica é uma doença na qual o sistema imunológico não reconhece as plaquetas como uma parte natural do organismo, apesar de elas serem as responsáveis pela coagulação do sangue quando há sangramento.

Assim, o sistema imunológico começa a produzir anticorpos para combatê-las, impedindo que elas estanquem o sangramento, o que causa hematomas por qualquer pancada, por mais fraca que seja. A doença também pode ocorrer no caso de pessoas que possuem um número de plaquetas abaixo do normal.

Sintoma de Diabetes

No caso de quem tem diabetes ou pré-diabetes, as manchas que aparecem na pele não são hematomas, mas muitas vezes são confundidas como tal. Elas são chamadas de acantose nigricans, e podem aparecer em qualquer parte do corpo, em diferentes tamanhos.

Essas manchas confundidas com hematomas podem ser um dos primeiros sinais de diabetes ou outro problema hematológico (relacionado ao sangue). Normalmente elas aparecem em pessoas que estão acima do peso, pois a gordura no sangue dificulta o trabalho da insulina, fazendo com que o organismo produza mais. Esse excesso de insulina altera a pigmentação da pele, causando as manchas.


Excesso de tensão muscular

As pessoas que praticam atividades que exigem o levantamento de muito peso, seja no trabalho ou na academia, podem ter hematomas por este motivo. Eles aparecem quando os músculos sofrem muita tensão, o que pode fazer com que pequenos vasos sanguíneos sejam rompidos, causando as manchas roxas.

Falta de vitaminas

Para trabalhar em perfeita harmonia, o organismo precisa da quantidade adequada de todos os nutrientes, inclusive as vitaminas, pois cada uma exerce uma função específica. Quando o organismo está carente de alguma vitamina, ele manda sinais para que possamos perceber. E um destes sinais pode ser através de hematomas.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem afetar diretamente a coagulação do sangue, causando deficiência nas plaquetas, como explicamos anteriormente no caso da doença Púrpura. O uso constante desses medicamentos pode ser a causa do aparecimento de hematomas. No caso de tratamento, o médico deve ser avisado para que possa interromper o problema.

Há pessoas que se medicam por conta própria com medicamentos como AAS, acreditando que não fará mal. Mas esse medicamento é um dos que pode prejudicar a coagulação do sangue e desencadear outros problemas. Por isso, nunca tome remédios por conta própria.

Varizes

As varizes são uma deficiência na circulação sanguínea, na qual as veias aumentam de tamanho e o sangue não consegue circular corretamente. As varizes podem começar bem pequenas, e mesmo assim, provocar hematomas. Observe sua pele, principalmente nas pernas, para ver se há sinais de varizes, como pequenas linhas vermelhas ou roxas.

No caso de qualquer uma destas situações, não hesite em procurar um médico para tratar o problema ou pelo menos descobrir qual é a verdadeira causa dos hematomas. Conheça seu corpo e permita que ele trabalhe a favor de sua qualidade de vida.

Loading...