Kombucha: o que é, benefícios e como fazer


Atualmente há uma bebida que tem ganhado fama entre as pessoas e conquistando aqueles que procuram um estilo de vida mais saudável. O nome desta bebida é kombucha e o seu sucesso é devido ao fato de que a bebida é cheia de nutrientes e vitaminas, trazendo muitos benefícios para além de ser uma delícia. Com isso ela vem ganhando cada vez mais espaço nos mercados e nas dispensas.

O que é?

A bebida que nasceu na China há milênios é uma fermentação de bactérias e leveduras. Ele é feito tradicionalmente adicionando chá preto e açúcar branco nessas bactérias. Depois de pronto, tem um gosto adocicado que recorda a cidra. A bebida é ótima para saúde e traz muitos benefícios.

Benefícios

Muito consumido por pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável, ele apresenta diversos benefícios para a saúde. A bebida docinha é cheia de nutrientes que só fazem bem.

1. Auxilia na perda de peso

Esse é um ótimo aliado na perda de peso, pois regula o apetite e aumenta o metabolismo. Ao aumentar o metabolismo, faz o seu corpo a queimar mais gordura e calorias. Além disso, impede que seu corpo acumule massa gorda.

2. Efeito detox

Seu efeito antioxidante é alto. Assim, ele auxilia o corpo a eliminar as toxinas pela urina e pelas fezes. Isso acontece porque suas propriedades antioxidantes se ligam às moléculas tóxicas, fazendo com que estimule o corpo a eliminá-las, principalmente nas toxinas presentes no fígado.

3. Aumenta a energia

A cafeína, o ferro e o complexo B que estão presentes na bebida feitos com chá preto. Esses nutrientes aumentam a energia do corpo, pois elevam a oxigenação do sangue e melhoram a produção energética das células.

4. Melhora a saúde

Ele melhora a sua saúde de diversas formas, seja na prevenção de doenças, auxiliando a cura de doenças existentes ou melhorando diversos sistemas. Os sistemas imunológico, digestivo e circulatório são beneficiados.


A bebida também tem ações antivirais e antibacterianas, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, melhora gastrites e dores de cabeça.

Como fazer em casa

Para fazer a versão caseira, primeiro é necessário fazer a primeira fermentação. Ela é a base para poder fazer depois a bebida do sabor que quiser, realizando uma segunda fermentação. Para isso é só colocar as frutas que deseja na base pronta. Depois desta segunda fermentação a bebida ficará levemente gaseificada. Para fazer a sua primeira fermentação, você encontra os ingredientes em lojas de produtos naturais.

Ingredientes

Água mineral: 3 litros;
Açúcar branco refinado: 1 xícara (chá);
Chá preto: 5 sachês;
Skoby (cogumelo de kombucha): 1 unidade;
Kombucha pronto: 300 ml.

Modo de preparo

  1. Adicione a água em uma panela esterilizada (usando água quente e vinagre) e deixe ferver;
  2. Quando atingir a fervura, coloque o açúcar na panela e misture bem;
  3. Desligue o fogo e adicione o chá preto à água e deixe descansar por 10 minutos;
  4. Após o descanso, coloque o líquido em um pote de vidro (como os de palmito), que também deve estar esterilizado. Deixe esfriar até chegar à temperatura ambiente;
  5. Adicione a kombucha pronta e o skoby à mistura e tampe com um pano e um elástico;
  6. Guarde o pote em local fresco e não muito iluminado por 6 a 10 dias. Após esse tempo, a sua bebida estará pronta.

Preço e onde comprar

A bebida pronta é encontrada em alguns mercados e em lojas de produtos naturais. O preço varia em torno de R$ 15 e pode ser encontrado em diversos sabores. Já o Skoby é encontrado de graça em grupos nas redes sociais. Eles são exclusivamente voltados para essa bebida e as pessoas costumam doar o cogumelo.