Melhor remédio caseiro para curar a tosse seca


Sofrendo com uma crise se tosse? Conheça uma poderosa receita caseira capaz de curar a tosse seca e te devolver as noites de sono agradáveis.

Porém, lembre-se que a tosse em si não é uma doença, apenas sintoma de outra complicação.

Dependendo da persistência e gravidade da tosse pode ser necessário consultar um médico.

A seguir você poderá entender melhor o que é a tosse, qual é a sua relevância para a nossa saúde e qual é o remédio caseiro que elimina esse incômodo.

Não fique mais constrangido no cinema, na sala de aula ou até mesmo no escritório porque não consegue parar de tossir.

O que é a tosse?

 

A tosse nada mais é do que um mecanismo natural que o nosso sistema respiratório utiliza para expulsar o elemento que está causando a sua irritação. Se as vias aéreas ficam bloqueadas, os brônquios e traqueias, enviam estímulos ao cérebro que realiza a contração dos músculos que dão origem a tosse.

Podendo chegar a uma velocidade de 900 km/h a tosse é capaz em boa parte dos casos de eliminar corpos estranhos facilitando que o ar passe.

Quais são os tipos de tosse?

De forma geral podemos ser acometidos por seis tipos de tosse sendo que cada uma tem as suas próprias características e gravidade.

1 – Tosse seca

A mais comum dentre os tipos de tosse geralmente é irritativa e pode se tornar séria se persistir por tempo prolongado haja vista que pode agravar lesões pré-existentes.

É importante ter certeza que realmente o muco não está sendo produzido, em alguns casos ele não é secretado pela desidratação do organismo.

Mais abaixo você vai conhecer o melhor remédio caseiro para curar a tosse seca.

2 – Tosse com catarro

O catarro é uma secreção produzida pelo organismo para limpar as vias aéreas.


3 – Tosse aguda e subaguda

São tosses que duram menos tempo e objetivam somente defender o pulmão.

Considera-se aguda a tosse que tem duração de menos de 3 semanas e subaguda a que permanece por 3 a 8 semanas.

4 – Tosse purulenta

Quando a tosse vem acompanhada de muco amarelo-esverdeado é fundamental procurar um médico, pois indica que há infecção nas vias respiratórias.

5 – Tosse crônica

Considera-se que a tosse é crônica quando dura mais de dois meses, isso faz com que o diâmetro dos brônquios fique mais estreito e por isso é essencial procurar um médico.

Tosse persistente é sinal de alguma doença oculta.

6 – Tosse medicamentosa

Há casos em que a tosse é um efeito colateral de algum medicamento em particular daqueles que inibem a produção de enzimas.

Remédio caseiro para curar a tosse seca

 

Como citamos ao longo do artigo se a tosse persistir é importante consultar um médico, pois pode ser necessário identificar a causa do problema para poder eliminá-lo.

A seguir você vai aprender a preparar uma receita caseira que alivia a tosse especialmente a noite.

Xarope caseiro para curar a tosse seca de cenoura

A cenoura possui inúmeras propriedades antitússicas (que combatem a tosse).

Ingredientes

– 4 cenouras de tamanho médico

– 1 xícara de mel

Como Fazer

Coloque as cenouras na centrífuga e misture com o mel o suco resultante. Leve então ao fogo baixo e deixe cozinhando até que seja engrossado.

Em seguida coloque num recipiente de vidro tampado. A posologia de uso desse medicamento caseiro é de 4 colheres ao longo do dia.