O que comer antes de dormir para emagrecer


Mesmo quem não faz dieta, já ouviu falar que comer antes de dormir não é bom. Seja porque atrapalha o sono ou porque engorda. Não é bem assim, pois depende que for comer. De qualquer forma, a última refeição do dia deve ser feita pelo menos 3 horas antes de ir dormir para dar tempo de fazer a digestão. Então, considerando esse critério, saiba o que comer antes de dormir para emagrecer.

Lanches para comer antes de dormir

Basicamente, você deve escolher lanches leves e de absorção mais lenta antes de dormir. Se comer carboidratos simples, como açúcar e farinha branca, eles serão absorvidos muito rápido, irão deixar você mais acordado e com mais fome. E como não vai gastar a energia do que comeu, vai aumentar a sua reserva de gordura. Então, dê preferência para:

1. Iogurte grego com canela

A canela é uma especiaria termogênica. Quer dizer que ela acelera o metabolismo e a queima de calorias. O iogurte tem proteínas e vai saciar por mais tempo. Esse é um lanche bem leve e nutritivo entre as opções de o que comer antes de dormir. Porém, se você tem insônia ou ansiedade, evite, pois o fato de a canela ser termogênica poderá atrapalhar o seu sono.

2. Mingau de aveia

Se você gosta de comer mingau antes de dormir, escolha uma opção saudável, só com aveia, leite e mel. A aveia contém fibras, proteína e ajuda a repor as energias. Apenas cuide com a quantidade, mas de modo geral é um bom lanche entre as opções de o que comer antes de dormir para emagrecer.

3. Palitos de cenoura com hommus

A cenoura é um vegetal interessante como sugestão de o que comer antes dormir para emagrecer, pois é rica em fibras, vitaminas e pobre em calorias. Pode comê-la pura ou misturar com um pouco de hommus, que é uma pasta de grão-de-bico, servindo como fonte de proteínas. Assim vai saciar mais e contribuir com o aumento do gasto calórico.

4. Pão com ovo

Sim, pode comer pão com ovo horas antes de dormir. Só tem que ser pão integral com muitos grãos, para absorver fibras, e um ovo só, mexido ou cozido. Nada mais. Assim irá ingerir também proteínas, vai ficar saciado e vai ajudar o corpo a emagrecer durante o sono.

O que comer antes de dormir para hipertrofia

Se você está fazendo academia ou crossfit para aumentar a massa muscular, certamente vive em busca de aprimorar seus hábitos alimentares de modo a favorecer a construção dos músculos. Então, além das dicas acima sobre o que comer antes de dormir para emagrecer, veja tambémo que comer para estimular o aumento da musculatura durante o sono.


1. Queijo quark

Uma fatia ou duas desse queijo é uma fonte bem leve de proteína de absorção lenta. Ajuda na síntese proteica enquanto você dorme. Como a proteína é mais difícil de digerir, seu corpo gasta mais calorias para isso, então, contribui com o emagrecimento.

2. Manteiga de amendoim

Você pode achar que a manteiga de amendoim não é uma boa opção de o que comer antes dormir, porque é bem calórica, mas são gorduras saudáveis. Ela também é rica fonte de proteínas.

O segredo é escolher uma pura, sem sal nem açúcar, e misturar apenas uma colher em um pote de iogurte grego. Essa receita vai ajudar a construir os músculos durante o sono e aumentar o gasto energético ao mesmo tempo.

3. Ovos

Ovos cozidos ou mexidos são mais uma ótima opção de o que comer antes de dormir para a hipertrofia. Eles são uma rica fonte de proteínas com alto valor biológico e com triptofano, evitando catabolismo e melhorando a qualidade do sono. É um alimento importante em qualquer momento do dia para o seu objetivo.

4. Cereal integral com leite

Faça uma mistura de cereal integral sem açúcar com leite. É mais uma opção rica em fibras e em proteínas, que vai ser digerida lentamente, contribuindo com o gasto de calorias e a construção muscular durante o sono.

Dicas úteis

Conforme já mencionado, mesmo fazendo as escolhas certas, é melhor comer pelo menos 3 horas antes de ir dormir para não deitar de barriga cheia e sentir-se mal. Além disso, tenha os seguintes cuidados:

1. Evite alimentos estimulantes

Os alimentos estimulantes vão deixar você mais ativo e atrapalhar a qualidade do sono. Isso é um problema, pois o corpo necessita dormir bem e profundamente por algumas horas para que o organismo possa fazer a “faxina noturna” e acordar recuperado. Sem isso, fica mais difícil emagrecer. Então, antes de ir dormir, evite tomar café, chá preto ou verde, guaraná, chocolate, gengibre e pimenta.

2. Controle as porções

Não é porque você escolheu os alimentos certos que pode comer até ficar muito cheio. Para que a comida seja digerida nas próximas horas e tenha o efeito esperado, coma até se sentir satisfeito, mas não cheio. Se a barriga parou de roncar, já chega.

3. Evite muita água antes de dormir

Por mais que o corpo necessite de água, evite tomar um copo cheio antes de ir para a cama. Do contrário, você poderá acordar muitas vezes para ir ao banheiro, e com isso, além de interromper seu sono, pode dar aquela vontade de assaltar a geladeira.

Loading...