O que é, para que serve e como fazer peeling capilar


Assim como se faz peeling na pele do rosto para esfoliar e remover as células mortas, também pode-se fazer peeling capilar, com o mesmo objetivo. Se você nunca ouviu falar nesse tratamento para o couro cabeludo, saiba o que é, para que serve e como fazer.

O que é o peeling capilar?

O peeling capilar é a aplicação de produtos específicos usados para fazer a esfoliação do couro cabeludo. Esse procedimento pode ser feito no salão ou em casa e existem diversos produtos no mercado próprios para isso, com pequenas bolinhas esfoliantes.

É um procedimento prático e rápido, que não necessita de aparelhos específicos, apenas o produto e uma touca. No máximo, do secador de cabelo para amolecer a pele morta do couro cabeludo e facilitar sua remoção.

Para que serve?

Ele serve para limpar o couro cabeludo das impurezas que ficam acumuladas com o tempo. Ficam restos de produtos diversos, acúmulo de oleosidade e células mortas que não saem com as lavagens do dia a dia.

Ao remover todos esses resíduos,os poros ficam desobstruídos e recebem melhor oxigenação, além de conseguir absorver melhor os próximos tratamento que você irá aplicar. Então, esse procedimento ajuda a restaurar os fios e a mantê-los mais saudáveis, sem caspa, excesso de oleosidade e prevenindo a queda.

É indicado para quem?

Todas as pessoas que têm o hábito de cuidar bem dos cabelos podem fazê-lo mensalmente. É especialmente recomendado para quem usa muitos produtos ao longo do mês, para quem tem excesso de oleosidade e cabelos fracos. Em alguns casos, conforme a necessidade, pode-se fazer a cada quinze dias. Não há restrição quanto a tipos de cabelo.

Como fazer peeling capilar

Você pode ir ao salão ou fazer em casa. No salão geralmente são usados produtos especiais que também possuem ação bactericida, para fazer um tratamento profundo.

Há várias marcas que fazem xampus específicos para isso. Outra forma é com receitas caseiras, usando ingredientes naturais que já deve ter em casa. Veja ao final do artigo duas receitas. Para fazer o procedimento em casa, siga esses passos:

  1. Com os cabelos secos, aplique um tônico capilar comum em todo o couro cabeludo, parte por parte. Deixe agir por 5 minutos, usando uma touca térmica;
  2. Em seguida, aplique o produto escolhido para o peeling, separando os cabelos por mechas para que consiga espalhar bem;
  3. Depois, usando as pontas dos dedos, mas sem usar as unhas, comece a massagear o couro cabeludo, parte por parte, fazendo movimentos curtos e circulares. Faça isso por 4 ou 5 minutos;
  4. Enxágue os cabelos com água morna e finalize com o seu xampu de costume.

Cuidados a ter

Por mais que possa fazer o tratamento a cada quinze dias, não deve exagerar. Existe limite para a limpeza do couro cabeludo, pois ele necessita criar sua proteção natural também. Então espere no mínimo quinze dias para fazer o procedimento e só faça se realmente tiver precisando.


Mais um cuidado a ter é se você estiver com algum problema no couro cabeludo que mereça atenção médica, como uma irritação ou alergia. Nesse caso, primeiro vá ao médico para solucionar o problema e só depois faça o procedimento, evitando piorar a situação.

Preço do produto

Existem muitas marcas de produtos para peeling capilar e os preços variam bastante. Desde R$ 25 a R$ 85, de acordo com a marca. Se for aplicar no salão, o preço é ainda mais variável, conforme a cidade. Como é bem simples de fazer em casa, pode ser um procedimento bem em conta, pois um produto rende bastante.

Como fazer em casa: 2 receitas

Para fazer em casa, você pode tanto comprar o xampu esfoliante, quanto preparar receitas, que você vai ver duas sugestões com o passo a passo a seguir:

1. Peeling capilar de maracujá

Você só vai usar as sementes trituradas, pois elas vão formar as bolinhas de esfoliação. Faça o seguinte:

  1. Bata 3 maracujás no liquidificador. Depois coe o suco (que pode aproveitar para tomar) e lave as sementes trituradas que ficaram na peneira;
  2. Coloque as sementes em um pano limpo para secarem. Quando estiverem secas, coloque em um potinho plástico e coloque por cima delas todo o conteúdo de um frasco de xampu transparente, do tipo que já costuma usar. Misture bem;
  3. Volte esse xampu, agora com as sementes trituradas misturadas, para o frasco. Está pronto o seu xampu para peeling caseiro, que vai durar muito tempo e você pode fazer todo mês, conforme o passo a passo já explicado no tópico 4.

2. Peeling capilar de fubá

Outra receitinha é usando o fubá mais grosso, que será o agente esfoliante do couro cabeludo. Faça o seguinte:

  1. Misture 2 colheres de sopa de fubá com 1 colher de sopa de um xampu hidratante que já costuma usar;
  2. Aplique óleo vegetal capilar nos cabelos secos, da raiz às pontas, para proteger;
  3. Em seguida, faça a aplicação do xampu com fubá em todo o couro cabeludo e massageie, da forma já explicada no tópico 4;
  4. Finalize enxaguando muito bem e aplicando o seu xampu de costume. O ideal é que depois disso aproveite para fazer uma hidratação.