Os 7 incríveis benefícios do café para a pele


O café é um excelente aliado para a saúde, faze bem até para o coração. Conheça os benefícios do café para a pele através de procedimentos simples e caseiros.

Isso ocorre devido às propriedades cosméticas contida dos grãos de café, que já são utilizadas até mesmo em produtos vendidos em perfumarias.

Essas propriedades são ricas em polifenóis, triacilgliceróis, esteróis e tocoferóis – componentes que atuam como antioxidantes.

Separamos alguns dos principais benefícios do café para a pele, que você pode obter através de procedimentos caseiros e bem simples. Confira!

Benefícios do café para a pele

1 – Reduz a celulite

O café possui diversas propriedades benéficas para a pele, uma delas, é sua ação redutora de celulites.

Diversos cremes contra a celulite já até mesmo contém cafeína em suas fórmulas.

A cafeína, quando aplicada na pele, tem a capacidade de estimular a circulação sanguínea, facilitando o rompimento do acúmulo de tecidos lipídicos no corpo, promovendo a queima de gordura.

2 – Rejuvenescimento

Um dos mais conhecidos benefícios do café para a pele é o poder rejuvenescente, oferecido pela cafeína.

O alto índice de antioxidantes e polifenóis presentes no café é a principal razão de diversas marcas de cosméticos já terem se apropriado do café para a composição de seus produtos.

Os antioxidantes são os responsáveis por retardar o envelhecimento da pele, além de aumentarem a esperança de vida.

3 – Ameniza olheiras

As olheiras são desagradáveis marquinhas localizadas na área dos olhos, sendo um incômodo estético para diversas mulheres – e homens também.

O café possui uma ação ativadora da circulação, descongestionando a região dos olhos e reduzindo a visibilidade das olheiras.

Existem produtos de beleza para contorno dos olhos criados com uma fórmula à base do café, indicados para a energização da pele e para a redução de olhos cansados.


4 – Reduz índices de câncer de pele

O consumo diário de 3 xícaras de café pode reduzir em 20% as chances de um câncer de pele em mulheres, sendo um estudo conduzido pelo Brigham and Women’s Hospital.

Ainda assim, os bloqueadores solares e as precauções quanto à exposição aos raios solares não devem jamais ser dispensados, mesmo com o consumo do café.

5 – Clareia a pele

A borra de café é capaz de clarear a pele, indicada para tratamentos nas axilas e regiões escurecidas por conta da exposição solar.

A borra é simplesmente o café coado, logo após ser passado pelo filtro.

Você ainda pode combinar algumas gotas de óleo de amêndoas e utilizar a borra como um esfoliante natural – removendo as células mortas.

A propriedade responsável pelo clareamento é a cafeína, que atua como uma fonte de rejuvenescimento poderosa, além de regenerar as células da pele.

A cafeína é a maior fonte de benefícios do café para a pele, podendo ser utilizada pelo menos duas vezes por semana.

6 – Elimina as células mortas

O café, quando moído, funciona como um excelente esfoliante para a pele.

Basta aplicar o café moído sobre a área desejada e massagear levemente a pele, eliminando as células mortas.

Os benefícios do café para a pele ainda podem tornar a superfície aplicada ainda mais sedosa e radiante, proporcionando nutrição e mantendo-a hidratada.

7 – Reduz espinhas

A borra de café ainda pode ser uma grande aliada no combate de cravos e espinhas.

Você pode optar pela borra de café com ou sem a adição de óleos essenciais.

Dentre os benefícios do café para a pele, estão a regeneração celular (consequente da esfoliação), o rejuvenescimento da pele, a estimulação do fluxo sanguíneo e o próprio clareamento – que mencionamos anteriormente.

Basta aplicar a borra de café no rosto todas as manhãs, enxaguar bem e aplicar um hidratante fácil pouco oleoso, para que seja possível obter os resultados.