Para que serve e como usar leite de rosas?


Tradicional e presente no mercado desde 1929, o leite de rosas é um produto que atravessou gerações e é reconhecido pelos benefícios para a pele. A colônia desodorante, com embalagem bem vintage e cheirinho suave, tem ação duradoura e é muito eficaz para diversos tratamentos. Conheça os principais e saiba como utilizar.

Para que serve o leite de rosas?

Ao passar o olho pelo frasco você nem imagina as diversas funções do leite de rosas, já que, na teoria, ele serviria apenas para perfumar o corpo. O caso é que sua formulação traz substâncias essenciais para o cuidado com a pele:

  • Óxido de zinco: tem ação cicatrizante, antisséptica e adstringente;
  • Cloreto de benzalcônio: ação antisséptica potente;
  • Sorbitol: derivado do açúcar, esse tipo de álcool age como umectante;
  • Digluconato de clorexidina: ação antisséptica e cicatrizante;
  • Álcool;
  • Água;
  • Essência.

Pelos componentes já dá para ter uma ideia dos benefícios desse produto para a pele, que vão muito além da simples função de desodorante para a qual foi desenvolvida. Veja outros benefícios atrelados ao leite de rosas.

Higieniza a pele

Antes de dormir é essencial lavar o rosto para remover as sujeiras acumuladas ao longo do dia e resquícios de maquiagem. Inclusive, ele é considerado um dos melhores demaquilantes do mercado.

Por ter função adstringente, o leite de rosas é excelente para limpar o rosto com oleosidade ou sujo devido às impurezas do ar e poluição. O resultado você vê no algodão.

Ajuda a clarear manchas escuras

Regiões que escurecem com o tempo, como axilas e virilha, além de marcas de acne no rosto podem ser clareadas com a aplicação diária de leite de rosas.

Algumas receitas caseiras ainda sugerem a combinação do produto com bicarbonato de sódio para potencializar o efeito. Apesar de controverso, há muitos registros de pessoas que testaram e aprovaram.

Combate a oleosidade

Sua ação adstringente, aliada ao álcool na composição, combate a oleosidade excessiva. Mas cuidado: o álcool pode provocar efeito rebote, ou seja, piorar a oleosidade ao invés de tratá-la.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é utilizar o leite apenas uma vez por dia caso tenha pele oleosa ou mista.

Seca cravos e espinhas

Por combater a oleosidade o leite de rosas já dá uma boa ajuda na vida de quem sofre com espinhas e acne. Mas para melhorar, ele também tem ação cicatrizante e adstringente, o que seca os cravos e espinhas.


Uniformiza a pele

Eis uma utilidade do leite que é pouco conhecida: quando aplicado antes da maquiagem ele funciona como um primer, pois diminui a oleosidade, fecha os poros e ajuda a fixar os produtos por mais tempo.

Combate o mau odor das axilas e nos pés

A ação desodorante também não pode ser descartada. O leite de rosas previne o mau odor nas axilas e o chulé nos pés, pois o cloreto de benzalcônio é bactericida, e o óxido de zinco é antifúngico.

Como usar o leite de rosas?

Desde que foi lançado, o produto sempre foi vendido na mesma embalagem rosa, entre 60 ml e 310 ml e com tampa de rosquear.

Para usar, basta molhar um algodão ou lenço de papel com o líquido e aplicar no rosto. Seu uso é recomendado, no máximo, duas vezes ao dia.

Se quiser usar como desodorante você pode aproveitar uma embalagem roll onpara facilitar a aplicação.

Receita de leite de rosas caseiro

Uma embalagem grande de leite de rosas custa menos de R$ 10 em qualquer mercado ou farmácia, mas se você prefere uma fórmula caseira e sem aditivos químicos veja como preparar duas receitas.

Ingredientes para água de rosas

  • Água mineral: meio litro;
  • Tintura de benjoim: 1 colher de café;
  • Pétalas de rosa frescas: 50 gramas.

Modo de preparo

1. Ferva a água mineral.

2. Quando começar a borbulhar acrescente as pétalas de rosas e desligue o fogo.

3. Deixe as pétalas curtindo na água por três horas.

4. Coe a água com as pétalas e despeje em um vidro com tampa.

5. Acrescente as gotas de benjoim para conservar.

Ingredientes para leite de rosas

  • Leite integral: 2 xícaras de chá;
  • Pétalas de rosas claras: 1 pires.gramas.

Modo de preparo

1. Ferva o leite.

2. Adicione as pétalas e deixe curtir um tempo, já com o fogo desligado.

3. Coe e guarde o líquido em um vidro fechado na geladeira.