Para que serve o chá de cabelo de milho?


Sabe aquele cabelo que fica em torno da espiga de milho e sempre é jogado no lixo? Poucos sabem é que esse ingrediente pode ser usado na alimentação, gerando diversos benefícios para o organismo. Confira as vantagens que o consumo do chá de cabelo de milho pode trazer para sua saúde corporal e bem-estar.

Benefícios do chá de cabelo de milho para a saúde

Como não ter curiosidade para descobrir quais são os nutrientes que podem ser encontrados em um alimento tão desprezado? Veja abaixo quais são os benefícios que o chá de cabelo de milho pode trazer para a sua saúde.

1. Previne pedras nos rins

As pedras nos rins causam uma enorme dor, que está inclusive na lista das maiores que um ser humano pode suportar. Uma boa notícia é que o chá de cabelo de milho é tradicionalmente usado para evitar a ocorrência de cálculos renais.

Isso porque seu consumo pode aumentar o fluxo de urina e diminuir as chances de formação de sedimentos nos rins, pois essas pedras surgem devido ao acúmulo de urina armazenada no sistema urinário.

Além disso, ele também tem um papel anti-inflamatório principalmente em relação a infecções urinárias., revestindo a superfície do trato urinário e inibindo as irritações.

2. Alivia as dores da gota e artrite

O cabelo de milho é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, podendo ser usado para reduzir a dor causada por doenças como gota e artrite. Isso porque ele impede o acúmulo desnecessário de ácido úrico nas articulações do corpo, fator que gera a gota.

Porém vale ressaltar que ele não serve como tratamento definitivo, sendo apenas um atenuante. Se você possui um desses dois problemas, é recomendável que você procure um médico para um tratamento adequado.

3. Aumenta a imunidade

O chá de cabelo de milho é rico em vitamina C, o que faz dele uma excelente ferramenta para aumentar a imunidade do corpo, com propriedades excelentes para o combate das infecções.

Para que a vitamina C seja aproveitada o máximo, é importante que se tome esse chá logo depois de ele ficar pronto, pois ela é muito volátil.


4. Favorece a saúde da pele

O chá desse nutriente também é importante para a saúde da pele, pois ele incentiva a produção de colágeno no organismo, ainda devido ao seu alto teor de vitamina C.

Lembrando que o colágeno é o componente que torna a pele mais macia e resistente aos desgastes naturais do tempo e artificiais, pelos produtos químicos.

Emagrece?

Sim, o chá de cabelo de milho pode emagrecer! Isso porque, devido a suas propriedades diuréticas, ele ajuda a liberar o excesso de água e resíduos do corpo, diminuindo assim as complicações relacionadas à retenção de líquidos.

Essa propriedade do cabelo de milho é importante para que se elimine o inchaço gerado no organismo. Isso favorece a dieta e complementa uma alimentação balanceada, acompanhada de exercícios físicos frequentes.

Como tomar

Para fazer esse chá é simples, comece retirando a folha verde que cobre a espiga de milho. Depois de tirada a palha, é só soltar os cabelinhos que ficam em torno do milho.

Agora é só seguir o passo a passo.

Ingredientes

Cabelo de milho desidratado: 1 colher (chá);
Água: 1 xícara (chá);
Suco de limão: a gosto.

Modo de preparo

  1. Ferva a água;
  2. Deligue e coloque o cabelo de milho;
  3. Abafe e espere cerca de 5 minutos;
  4. Tome imediatamente.

Efeitos secundários

Embora seja bastante vantajoso para o organismo, esse nutriente possui alguns efeitos colaterais. Pessoas com inflamação da próstata podem ter mais dores se consumirem chá de cabelo de milho.

Além disso, ele não é recomendado para gestantes e pessoas que estejam amamentando, pois pode ser abortivo e perigoso para o bebê em sua fase inicial.

Outro grupo que não deve ingerir esse chá é o das pessoas que possuem dificuldade para urinar por conta de inflamações. Nesses casos, é fundamental que um médico diga se os efeitos diuréticos desse chá serão benéficos ou não.