Pedicure em casa: 5 dicas que você não sabia


Você tem o hábito de fazer pedicure em casa? Se sim, é importante dar atenção a essas dicas especiais, que podem ser observadas também no salão.

Fazer os pés em casa pode ser mais cômodo, porém pode envolver alguns riscos por falta de cuidado. Desde a negligência com o material utilizado até a forma de cortar as unhas, tudo pode desencadear inflamações e outros problemas.

Em 2016, a americana Stacey Wilson acabou desenvolvendo uma infecção grave depois de ter ferido os seus pés com pedra-pomes. Durante a remoção da pele morta, a profissional que estava fazendo suas unhas fez muita força e acabou machucando seu pé.

Foi uma pequena ferida, que acabou evoluindo para uma celulite (inflamação na célula causada por uma bactéria), que gerou sérios problemas para ela, que, em dois dias, já não conseguia nem pisar no chão.

Para evitar esse e outros males, é fundamental que os equipamentos e instrumentos estejam devidamente limpos.

Dicas para uma pedicure perfeita

1. Desinfete os instrumentos

Mesmo que seja somente você quem usa na pedicure em casa, é fundamental desinfetar os instrumentos de uso recorrente, como tesourinha ou alicate. Para isso, basta passar algum antisséptico com algodão, antes e depois de usar.

A cada 15 dias, é importante fazer uma manutenção,fervendo as peças metálicas por ao menos 5 minutos, colocando em seguida em água fria. Isso elimina qualquer bactéria que esteja se alojando no instrumento.

As lixas e palitos de madeira devem ser descartadas a cada uso. Nada de economia de palito, literalmente! Eles são baratinhos e sua saúde agradece.

2. Unhas retas

Lixar e cortar as unha retinhas é importantíssimo para evitar unhas encravadas, pois o formato arredondado estimula o crescimento errado, fazendo com que a unha entre nas laterais dos dedos.


Além disso, evita que você se machuque ao utilizar sapatos fechados, pois pode criar um acúmulo de pele e sujidade no local.

Então, nada de tirar o cantinho das unhas!

3. Mantenha as cutículas

Manter as cutículas é fundamental para evitar contaminações por micose e outras doenças nas unhas. Além disso, ela ajuda a firmar e fortalecer as mesmas em uma região que sofre muita pressão, o dia inteiro.

Para deixar as unhas dos pés bonitas, sem a aparência das cutículas, mergulhe os pés em água morna com óleos essenciais e deixe por 10 minutos. Depois, empurre com uma espátula e corte somente o excesso.

Outro ponto importante é evitar lixar os pés, pois isso estimula o crescimento desregulado das células. Prefira esfoliar delicadamente e hidratar mais vezes, se necessário.

4. Passe uma base fortificante

Não é porque estão escondidas no sapato que suas unhas não merecem atenção! Passe uma base nas unhas dos pés, de preferência uma que seja fortificante, para manter a saúde em dia.

Fazendo isso, você fortalece as unhas contra invasões e choques, evitando assim micoses e quebras.

5. Essa você não sabia!

Não aplique esmalte depois de tomar banho! As unhas se expandem durante o banho, o que faz com que, se pintadas imediatamente, estraguem todo o efeito depois, se retraindo novamente.

Para fazer a pedicure em casa e pintar as unhas depois do banho ou de deixá-las de molho, aguarde ao menos 15 minutos, depois de secar bem.