Poros dilatados: 7 receitinhas caseiras para acabar com o problema


Não se sabe exatamente o que causa o problema, mas poros dilatados são um verdadeiro problema. Eles, que podem surgir devido a fatores genéticos, causas hormonais,  ao estresse e assim por diante, eles podem ser uma verdadeira porta aberta para os cravos e espinhas e, claro, à oleosidade excessiva da pele.

A boa notícia no entanto, é que esse problema, mesmo sendo uma chateação, pode ser facilmente amenizado e até mesmo curado com algumas receitinhas caseiras bem simples. Frutas, argila e outros produtos naturais, como você vai ver, podem ajudar bastante a acalmar os poros dilatados e a manter sua pele longe das impurezas que podem ficar alojadas neles.

Claro que tratamentos profissionais da pele, como limpezas e exfoliações são essenciais para remover as sujeiras e para ajudar no fechamento dos poros. No entanto, as receitas que listamos abaixo são uma ótima opção para o tratamento caseiro do problema e, por serem naturais, podem ser casadas com outros cuidados mais intensivos com a pele.

Aprenda 7 receitas caseiras contra os poros dilatados:

1. Soro do leite

Aplicar o soro do leite regularmente pode ajudar a acabar com os poros dilatados. A dica é lavar bem o rosto e, então, aplicar o soro com um algodão.

Daí é só deixar a substância agindo por 20 minutos na pele e levar com água morna ou fria mesmo. Se você repetir esse procedimento todos os dias, antes de dormir, vai sentir a diferença em pouco tempo.

2. Extrato de sálvia

O extrato de sálvia tem a função de combater a oleosidade da pele e também os poros abertos. Ele também conta com propriedades adstringentes e antissépticas.

Você deve aplicar o extrato (feito com um pouquinho de água mesmo) no rosto limpo, com a ajuda de uma algodão. Depois de deixar agindo por alguns minutos, você só precisa enxaguar e aplicar um hidratante adequado para sua pele.

3. Mamão

A fruta é uma excelente solução para os poros dilatados. Com o rosto limpo, você deve esfregar a casca do mamão fresco na pele. Depois de 15 minutos é só enxaguar com água morna.


4. Máscara de argila

Esse é um dos métodos caseiros mais conhecidos contra o problema dos poros dilatados. Você só precisa misturar a argila branca ou a verde a uma pequena quantidade de água, suficiente para criar uma pasta, e fazer a aplicação na pele limpa.

Então, é só deixar a argila agindo na pele de 15 a 20 minutos e, então lavar o rosto com água morna. Para finalizar, aplique um hidratante adequado para seu tipo de pele.

O método pode ser utilizado até duas vezes por semana.

5. Máscara de amêndoas

Uma outra receitinha caseira contra os poros dilatados é a máscara de amêndoas, feita a partir das amêndoas moídas. Você só precisa misturar um pouco do pó com água, para formar uma pasta, e aplicá-la na pele do rosto.

Depois de 30 minutos, basta lavar com água morna. O método pode ser repetido de duas a três vezes por semana.

6. Suco de limão siciliano

Antes de mais nada é preciso saber que o limão pode manchar a pele, por isso, fique longe do sol e se for colocar esse método em prática, dê preferência ao período da noite. Outro ponto importante a ser ressaltado são os cuidados para não deixar o sumo do limão entrar em contato com os olhos!

Sobre o modo de utilizar essa receita, você só precisa embebedar um algodão no limão e deixar agindo por 10 minutos. Depois é só lavar com água morna.

7. Clara de ovo

A receita consiste em uma pasta feita com clara de ovos e amido de milho. Você deve misturar bem para que não fique nenhum caroço na mistura e, então, é só fazer uma camada homogênea na pele.

Depois de 20 minutos você deve lavar a pasta com água morna.