Protetor solar caseiro – veja como é fácil fazer o seu!


Todos nós sabemos da importância de utilizar diariamente o protetor solar. Ele evita a formação de manchas na pele, a superexposição ao sol e o aparecimento de doenças de pele, como o câncer. No entanto muitas vezes nos esquecemos de comprar, ou não nos adaptamos ao cheiro e textura ou mesmo temos dificuldade de comprar, pois os bons protetores custam caro.

Muitas pessoas evitam os protetores solares devido à química presente neles. Para que não existam mais desculpas, vamos ensinar aqui como fazer 2 tipos diferentes de protetores solares caseiros para você utilizar sempre e manter a sua pele sempre bonita e protegida.

Como fazer o seu protetor solar em casa

1- Protetor de Óxido de Zinco

Você vai precisar de:

  • 1/2 xícara de óleo de coco
  • ½ xícara de azeite
  • ½ xícara de cera de abelha
  • 5 a 7 gotas do seu óleo essencial preferido
  • 3 colheres de sopa de óxido de zinco em pó, que você pode encontrar em farmácias. O óxido de zinco é quem oferece o fator de proteção, se você colocar 3 colheres, terá fator 30, pode colocar até 5 colheres para um fator de proteção 50.

Como preparar:

Em um recipiente de vidro, coloque o óleo de coco, o azeite e a cera de abelha e coloque em banho-maria, mexendo sempre até que as texturas estejam bem misturadas e líquidas. Depois que formar um líquido homogêneo, retire do calor e acrescente as gotas de óleo essencial. Agora, coloque uma luva e uma máscara para adicionar o óxido de zinco, você não deve respirar nem tocar o óxido de zinco. Misture bastante até ficar homogêneo. Feche o recipiente de vidro bem fechado e deixe de repouso por 24 horas. Pronto, está feito o seu protetor solar caseiro.


Alerta: em 2012, uma pesquisa sugeriu que o óxido de zinco em contato com sol poderia ser um fator cancerígeno. Esta possibilidade ainda não foi provada cientificamente e todos os protetores solares industrializados utilizam o óxido de zinco e dióxido de titânio em sua composição. Com o protetor solar caseiro, você se livra de outros elementos químicos presentes nos industrializados como o parabeno, os solventes fortes, álcool e derivados de petróleo.

2- Protetor solar 100% natural

Esta receita de protetor solar não possui qualquer elemento químico, mas é preciso ter cuidado ao se expor ao sol forte. Seu fator de proteção é 20 e é preciso repassar a cada 30 minutos de exposição solar.

Você vai precisar de:

  • 3 colheres (de sopa) de pasta d’água
  • ½ xícara de óleo de amêndoa natural
  • ½ xícara de óleo de coco
  • 10 gotas do seu óleo essencial preferido

Misture todos os ingredientes e armazene em um recipiente de vidro com tampa e mantenha-o na geladeira por até 3 meses.