Saiba como descongelar carne rápido


É muito comum congelarmos carne para não precisar ir todo dia ao açougue comprar carne fresca. O problema é quando esquecemos de tirá-la do congelador com antecedência e precisamos descongelar carne rápido.

O processo mais indicado para descongelar carne é lento. Para resolver esse problema, a maioria das pessoas apela para a função defrost (descongelar) do micro-ondas, mas essa não é a melhor solução.

A carne descongelada no micro-ondas perde muito das suas propriedades proteicas. Além disso, frequentemente as extremidades externas da carne cozinham enquanto seu interior permanece congelado. Outro problema é o consumo de energia: descongelar carne no micro-ondas pede de 2 a 5 minutos de uso do eletrodoméstico, que consome muita energia elétrica.

3 Formas de descongelar carne rápido

Nada de mergulhar a carne em um recipiente com água! Dessa forma você vai encharcar a carne e fazer com que seu sabor e valor nutricional se modifiquem. Para resolver seu problema e descongelar carne rápido, veja aqui algumas dicas.

1. Água com vinagre

O vinagre aquece levemente a proteína, sendo assim indicado para descongelar carne rápido. Porém, é importante seguir corretamente as instruções, pois se em contato com a carne, a mistura pode deixá-la mais firme.

  • Em uma vasilha, coloque água suficiente para cobrir a carne e sobrar um pouco;
  • Adicione 1 colher de sopa de vinagre para cada litro de água;
  • Coloque a carne congelada bem embalada nessa mistura;
  • Deixe por 20 a 30 minutos e pronto.

2. Água morna

Outro método até mais comum de descongelar carne rápido é deixá-la em água levemente aquecida. Atenção à temperatura, pois se a mesma estiver muito quente, a carne irá começar a cozinhar por fora, alterando o sabor.

  • Colocar água em uma panela e deixar aquecer;
  • Quando começarem a surgir as primeiras bolinhas no fundo da panela, desligue;
  • Despeje o conteúdo da panela em uma vasilha, para que a água não continue se aquecendo;
  • Deixe a carne crua bem embalada por 20 minutos.

3. Pressão

Esse processo aquece a carne por igual, fazendo pressão na camada externa que irá influenciar nos cristais de gelo, além de manter uma maior área de contato com o metal – um excelente condutor de calor.

A única limitação desse método é que o formato da carne congelada tem que ser em bife ou bandeja, para que possa equilibrar a panela em cima. Confira:

  • Coloque a carne congelada sobre uma assadeira de metal ou sobre uma panela virada (no fundo da panela);
  • Pegue uma panela maior do que a peça a ser descongelada e coloque água para aumentar seu peso;
  • Coloque a panela sobre a carne e deixe 5 minutos, se for bife, ou 20 minutos se forem cortes mais grossos.

Como descongelar rapidamente a carne cozida

Parece meio óbvio somente colocar a carne cozida no fogo, mas não é assim tão simples. Se mal descongelada, ela pode ficar ressecada e até mesmo dura.


Então siga essas dicas de como descongelar carne rápido.

Na panela

Primeiro, o que você não deve fazer:

  • Colocar um monte água na carne para descongelar mais rápido – assim você vai ter muito mais caldo do que esperava e a carne vai perder o sabor;
  • Colocar a carne congelada sem água nenhuma – isso pode fazer com que a carne queime antes mesmo de descongelar completamente.

O ideal é ir acrescentando água aos poucos, com o fogo baixo e a panela tampada. Se forem bifes ou outras carnes sem caldo, você pode utilizar a panela a vapor ou até mesmo a de fazer cuscuz para aquecer as peças, mantendo a carne úmida e saborosa.

No Micro-ondas

Prático e rápido, o micro-ondas faz parte da rotina de muitas pessoas, porém nem sempre dá os melhores resultados. Como então descongelar carne rápido sem perder sabor?

  • Coloque a carne para aquecer no micro-ondas e em uma vasilha pequena ou caneca à parte, coloque água para aquecer junto. Dessa forma, há uma maior chance de manter a carne suculenta;
  • Coloque um fio de azeite na base da vasilha e outro por cima da carne. Cubra com plástico filme e faça furinhos com o palito de dente. Aqueça a carne em potência média.

Mais dicas úteis

Agora que você já sabe como descongelar carne rápido, que tal ver qual é a forma de congelar e descongelar a carne crua sem pressa?

Como congelar a carne depois de comprá-la

Assim que chegar do açougue, separe as porções nas quantidades adequadas para cada dia e as condicione em embalagens plásticas próprias para congelamento.

Para que fique mais fácil de armazenar e descongelar, procure deixar as embalagens retinhas, como se fossem bifes. Dessa forma, na hora de descongelar, o calor irá percorrer mais uniformemente a superfície da carne.

Lembre-se sempre de colocar uma etiqueta com o tipo de carne, corte e data de congelamento.

Como descongelar a carne com antecedência

Tão importante quanto congelar corretamente, deve-se dar atenção também ao descongelamento da carne crua, pois se feita de forma incorreta, pode gerar problemas intestinais e alterar o sabor da mesma.

Assim, para descongelar com antecedência a carne crua:

  • Tire do freezer um dia antes de usar e coloque na geladeira;
  • Mantenha acondicionado em alguma vasilha, para o caso de a embalagem plástica ter se danificado e vazar algum líquido da mesma;
  • Deixe na parte mais baixa da geladeira;
  • Retire no dia seguinte e utilize imediatamente;
  • Dessa forma se impede a propagação de germes nocivos à saúde, preservando não somente a qualidade e o valor nutricional, mas principalmente o sabor e a textura da carne.