Saiba como escolher o perfume ideal para cada tipo de pele


Já percebeu que o aroma de cada perfume muda de acordo com o tipo de pele da pessoa? Tudo depende de uma questão de hormônios, oleosidade, hidratação e, até, cor da pele.

Por isso é importante conhecer o seu tipo de pele e observar bastante as características na hora de comprar o ‘perfume ideal’. Ah, lembrando que TUDO é uma questão de GOSTO.

Saiba como escolher o perfume ideal para cada tipo de pele:

1. Pele Oleosa

A oleosidade funciona como um fixador e amplificador de fragrâncias. Assim, os aromas muito intensos não são muito indicados. Se esse é o seu tipo de pele, prefira bases cítricas ou florais frescas, que dão a sensação de frescor ao longo do dia.

Além disso, de maneira geral, elas não causam qualquer tipo de desconforto social, por serem bem suaves.

Preferir uma colônia ao invés de um eau de parfum é uma boa estratégia. Por ser mais suave, ao entrar em contato com a pele deixa o aroma mais leve. Quanto mais o tempo passa, mais os aromas tendem a se tornarem intensos.

2. Pele Seca

Como já é de se imaginar, a pele seca retém menos a fragrância, dando a impressão de que o perfume não está fixa no corpo.

A superfície áspera e seca não consegue conter as notas que compõem a fragrância, por isso os perfumes mais ‘fortes’ são os mais indicados.


Os perfumes com bases orientais são os mais recomendados.

3. Pele Normal

No que se trata de fixação, a pele normal é a ideal para qualquer tipo de perfume. As fragrâncias agem de acordo com o esperado.

Ou seja, um aroma intenso continuará assim por um bom tempo e o mesmo acontece com os mais suaves. Aqui só depende do gosto mesmo!

Geralmente, as mulheres preferem aromas florais, mas não existe qualquer restrição de fragrâncias para esse tipo de pele.

4. Peles Claras

Como dissemos acima, o tom da pele também influencia nas fragrâncias.

Quem tem pele clara possui um menor poder de retenção de aromas, o ideal são perfumes com maior durabilidade.

Dê preferência aos bons eau de parfum, os originais (claro!). São a melhor alternativa, porque os outros tipos de essências são muito leves e fixam menos na pele.

5. Peles Morenas e Negras

As peles mais escuras têm maior capacidade de retenção de fragrâncias, por isso são indicados os aromas com bases florais e cítricas, que se mantêm constantes e agradáveis com o passar do tempo.

Tanto eau de parfum quanto outros tipos de fragrâncias funcionam bem com esse tipo de pele.