Shampoo de camomila: benefícios e receita caseira


Utilizar o chá de camomila para clarear os cabelos já é um truque bem antigo, desde o tempo da sua avó. Para deixar os seus cabelos mais claros, brilhantes e dourados de um jeito mais prático, você pode optar pelo shampoo de camomila. Ele é uma ótima opção para quem deseja mudar o visual um pouco sem ter que recorrer ao salão de beleza ou aos produtos que danificam os cabelos.

Shampoo de camomila clareia o cabelo?

Sim, ele clareia o cabelo. Porém o seu efeito não é instantâneo e também não funciona em todas as cores de cabelo. Para obter o resultado esperado, é preciso usá-lo de forma frequente, pois o produto age de maneira gradual, clareando os fios aos poucos.

Esse efeito funciona melhor em loiras, pois a camomila não descolore o fio e sim acentua um tom que já é claro. Morenas claras, que tenham alguns fios dourados, também podem se beneficiar, deixando-os ainda mais evidentes e mais brilhosos.No entanto, fios castanhos escuros ou pretos não sofrerão mudanças.

Benefícios

Mesmo para quem não tem os fios claros, ele pode beneficiar a saúde dos fios. A camomila possui várias propriedades que só vão deixar o seu cabelo ainda mais bonito.

1. Clareia os fios

Graças às propriedades presentes na camomila, o azuleno e a apigenina, que são pigmentos naturais, o cabelo fica mais claro. Quando usado de forma contínua, ele pode clarear até dois tons.

2. Dá brilho

Ao utilizá-lo com certa frequência, os seus cabelos vão ficar muito mais brilhantes. Isso acontece pois os fios mais claros ficarão com um brilho dourado e mais iluminados. O fio também fica menos poroso, o que acentua o brilho.

3. Reduz a oleosidade

Reduz a oleosidade do couro cabeludo graças ao poder adstringente da planta. Ao lavar o cabelo com ele, a produção de óleo excessiva do couro cabeludo é diminuída, ficando mais sequinho


Como usar

Para aproveitar seus benefícios e clarear os cabelos, não há segredo. Ele pode — e deve — ser utilizado da mesma forma que você utiliza o shampoo comum. Usa-lo sempre que lavar o cabelo é importante para clareá-los, já que ele age de forma gradual.

Preço e onde comprar

Ele é facilmente encontrado em farmácias, perfumarias, lojas online e em alguns supermercados. Como a variedade de marcas é muito grande, os preços variam muito. Os mais baratos custam em torno de R$ 15, enquanto algumas marcas importadas ou mais caras podem chegar a custar mais de R$ 50.

Como fazer shampoo de camomila caseiro

Se você deseja fazer a sua própria versão de shampoo de camomila em casa, não há muitos segredos. A receita é bem fácil de preparar. Além disso, dará a você a garantia de que o shampoo será bem concentrado e sem ingredientes que podem estragar o seu cabelo, pois ele é bem natural.

Ingredientes

Chá de camomila: ½ litro;
Sabão neutro em barra: 3 colheres (sopa) raladas;
Glicerina: 1 colher (sopa);
Óleo essencial de camomila: algumas gotas.

Modo de preparo

  1. Prepare o chá bem concentrado. Se puder, faça com a própria flor de camomila já que ela não contém nenhum tipo de conservante;
  2. Com o chá ainda quente, adicione o sabão neutro ralado. Misture bem para que ele dissolva totalmente, depois deixe esfriar um pouco;
  3. Quando a mistura estiver mais fria, adicione a glicerina e misture bem;
  4. Acrescente algumas gotas do óleo essencial de camomila para deixar o perfume mais acentuado;
  5. Coloque-o em um recipiente que seja fácil de usar, pode ser um vidro de shampoo vazio, e deixe ele descansar por 2 dias. Esse tempo é necessário para que todos os ingredientes e o perfume fiquem harmônicos.