Xarope de cereja: saiba os benefícios e como fazer


Pessoas que possuem uma vida muito corrida ou uma rotina de exercícios muito intensa geralmente têm problemas nas articulações, como inflamações. Isso prejudica muito o desempenho e gera muitas dores. O xarope de cereja é ideal para esses problemas.

Ele também é ótimo para outros problemas, sempre trazendo vários benefícios para o organismo. Confira abaixo como esse xarope pode mudar o seu estilo de vida.

Como fazer xarope de cereja caseiro

Nos Estados Unidos, muitos atletas já aderiram ao uso do xarope de cereja. Eles tomam essa bebida após praticarem exercícios, devido suas propriedades anti-inflamatórias, que alivia a dor nas articulações.

Além disso, esse ingrediente é maravilhoso para acabar com o inchaço e com a dor da gota, do acúmulo do ácido úrico e da artrite.

Ingredientes

Cereja: 300 gramas;
Água: 250ml;
Açúcar mascavo: 250 gramas.

Modo de preparo

  1. Junte a água e as cerejas no liquidificador e bata bem;
  2. Coe o suco e coloque em uma panela;
  3. Junte o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre;
  4. Deixe no fogo cerca de 20 minutos, mas não pare de mexer, para caramelizar o açúcar;
  5. Coe e coloque numa garrafa;
  6. Consuma seu xarope durante duas semanas, sempre diluído em água.

Benefícios

Sabendo a receita, é importante também conhecer os benefícios que esse xarope pode trazer para o organismo, favorecendo diversos setores do corpo e auxiliando para um maior bem-estar.

Combate a gota e o reumatismo

É comprovado que por ser rico em antocianosídeos, esse xarope auxilia no tratamento de reumatismo e da gota, se tomado com a frequência correta.

Vale lembrar que é importante consultar primeiramente um médico antes de iniciar um tratamento caseiro contra quaisquer doenças.

Possui efeito diurético

A cereja é 80% composta por água, o que faz com que seu xarope também possua essa propriedade diurética.


Por conta disso, o xarope de cereja é muito importante também no auxílio para o emagrecimento, eliminando o excesso de líquido retido no organismo, que gera a sensação de inchaço.

Anti-inflamatório

Ele é um excelente anti-inflamatório, sendo até melhor do que muitos anti-inflamatórios químicos. Vale lembrar que, por ser fácil de ser armazenado, essa xarope dura muito tempo sem estragar.

Então, o consumo do xarope natural de cereja como anti-inflamatório é mais vantajoso que o uso da fruta em si.

Essa propriedade origina-se do fato que ele é rico em antocianinas que possuem um forte efeito contra os danos dos radicais livres e a inibição das enzimas ciclo-oxigenase.

Gera um sono melhor

Esse xarope também é importante para regular o ciclo de sono, pois ele ajuda o organismo a atingir melhores níveis de melatonina, o hormônio do sono.

Desse modo, consuma-o pouco tempo antes de deitar e seu corpo ficará mais relaxado, pronto para uma noite de sono melhor e mais duradoura.

Retarda o desgaste natural do corpo

O xarope de cereja é bem importante para auxiliar no processo de rejuvenescimento, combatendo o desgaste natural do organismo e retardando o processo de envelhecimento. Isso porque esse composto é rico em poliflavonoides, como a luteína, zeaxantina e o betacaroteno, sendo todos esses antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres.

Como tomar

É importante tomá-lo com precaução e preservá-lo sempre na geladeira. Esse xarope foi feito para durar muitos meses, não se preocupe.

Consuma-o apenas duas vezes por dia, sempre diluído em água, para que os efeitos colaterais não se apresentem no organismo.

Se consumido em excesso, esse xarope pode gerar alguns problemas para o organismo, como: falta de ar, fraqueza, dilatação das pupilas, convulsões, falha na respiração e problemas estomacais.

Portanto, é importante que se beba apenas o necessário desse xarope, evitando excessos e diluindo-o sempre.